Google-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to SpanishGoogle-Translate-Portuguese to French

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Nissan Leaf integra Posto do Futuro Petrobras



O Posto do Futuro Petrobras é iniciativa para produção de carro elétrico no Brasil. Foto: DivulgaçãoO Posto do Futuro Petrobras é iniciativa para produção de carro elétrico no Brasil. Foto: Divulgação
O Nissan Leaf é um dos protagonistas do projeto Posto do Futuro Petrobras, que foi inaugurado, dia 13/12, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Fruto de uma parceria entre a Petrobras e a Intel, o Posto do Futuro reúne as mais novas tecnologias em interatividade com o consumidor, eficiência energética e sustentabilidade ambiental aplicadas às atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviços.

A energia solar é outra atração no Posto do Futuro, utilizada para dois propósitos: numa estação para carga de veículos elétricos e no aquecimento de água para lavagem de veículos, o que reduz o uso de produtos químicos e volume de enxágüe em até 10%.

A energia eólica também está presente. Acumulada em baterias, ela alimenta as lâmpadas de leds da iluminação de emergência das entradas da pista de abastecimento.

Lançado em 2010, o veículo é alimentado por baterias de íons de lítio, tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga (de acordo com a US EPA City Cicle), capaz de se recarregar completamente em 8 horas, em uma tomada de 220 volts, ou ainda de ter 80% de carga em apenas 30 minutos, utilizando um carregador de 400 volts. O carro é produzido a partir de 99% de materiais recicláveis, acessível e com autonomia de carga suficiente para as necessidades urbanas.

No Brasil, a fabricação do carro elétrico ainda é bem tímida, pois as empresas automobilísticas aguardam algum incentivo significativo do governo para investir neste novo produto, porém os brasileiros podem conhecer e dirigir o Leaf por meio da Nissan Inova Show. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Nissan Leaf é comercializado por USS 32.700, sem contar os descontos proporcionados pelo governo local que está incentivando o carro elétrico tanto para a indústria quanto para o mercado. Comercializado no Japão, Estados Unidos e em países da Europa, o carro elétrico é produzido na fábrica da Nissan em Oppama, no Japão. Até o final de 2012, ele será feito também na fábrica de Smyrna, Tennessee (EUA), e na usina de Sunderland, no Reino Unido, até o início de 2013.

A Cisco participa da iniciativa com o fornecimento de servidores, equipamentos de rede, infra-estrutura de wireless e tablets; a GE está presente no equipamento de carga de veículos elétricos e nas bombas de combustível com mídia digital e sistema de automação.

Nenhum comentário: