Google-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to SpanishGoogle-Translate-Portuguese to French

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Ceará segue em 3º com projetos no leilão de eólica



De 25.850 MW cadastrados, a partir de 598 projetos, o Estado participa com 112 parques eólicos e 2.589 MW.

O Ceará vai participar do maior leilão de energia com o terceiro maior número de projetos para usinas eólicas. Serão 112 parques, somando geração de 2.589 MW (megawatts). Rio Grande do Sul lidera a oferta, neste tipo de fonte de energia, com 135 projetos (3.299 MW, seguido pela Bahia (128 parques e 3.357 MW).

A participação do Estado no leilão também conta com um projeto de energia gerada a partir de gás natural (346 MW).

Para o vice-presidente da Abeeólica, Lauro Fiúza, o desempenho do Estado pode ser revertido nos próximos dois anos. "O Ceará saiu na frente em geração de energia eólica. Foi o pioneiro", lembra, ao ser questionado sobre o Estado estar, ultimamente, em terceiro lugar nos rankings dos leilões (cadastro e venda). Ele diz que uma indicação de que o Estado voltará a liderar os certames, a geração de energia eólica e os investimentos do setor no País é a atuação de Roberto Smith a frente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). "Ele é um visionário", afirma Fiúza. "Quando o Roberto Smith era presidente do BNB fez um encontro sobre energia eólica com os governadores do Nordeste. Ele tem o espírito para o setor".

Cadastro
O cadastramento para o Leilão de Energia A-3/2012, que será realizado pelo Governo Federal no dia 22 de março do ano que vem, apresentou um alto número de projetos e de capacidade instalada. No total, 598 empreendimentos foram inscritos junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), somando potência de 25.850 MW. Do montante cadastrado pela EPE, a maior parte dos projetos de geração é ligada à fonte eólica: são 524 parques, que representam 88% de toda a oferta de usinas.

O maior
O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, destaca que o grande número de projetos e de capacidade de geração inscritos coloca o Leilão A-3/2012 como o maior entre todos os leilões de energia já realizados no Brasil - e possivelmente no mundo.

"O forte interesse de investidores na expansão da geração de eletricidade atesta o quão atrativo se tornou investir em energia elétrica no Brasil, algo que certamente é fruto da estabilidade proporcionada pelo marco regulatório do setor", avalia Tolmasquim.

Gás natural
Apesar de contar com poucos projetos, a participação de termelétricas a gás natural é relevante em termos de capacidade instalada. Contudo, a confirmação da participação desses empreendimentos depende da comprovação, por meio de contrato, do fornecimento de combustível. Outros documentos serão necessários para que a EPE habilite tecnicamente os 598 cadastrados, entre os quais a licença ambiental prévia e o parecer de acesso à rede de transmissão. O Leilão A-3/2012 tem o objetivo de contratar a demanda prevista para mercado nacional no ano de 2015.

Estados
Entre os estados, o Rio Grande do Sul (4.695 MW) e a Bahia (4.582 MW) aparecem com as maiores ofertas de geração, a partir de usinas eólicas, térmicas a gás e PCHs.

Eólicas
O vice-presidente da Abeeólica projeta uma contratação de entre 2.500 a 3.000 MG no leilão A-3. Com esta expectativa, para ele, 2012 deve garantir a venda de 4 GW a 5GW de energia eólica. "O Brasil vende a energia eólica mais barata do mundo", afirma Lauro Fiuza. "O investimento neste setor ainda é caro, dada a carga tributária e o custo-Brasil, mas a crise internacional parou os mercados na Europa e nos Estados Unidos".

Para ele, o preço do MW gerado no Brasil não deve ficar abaixo dos R$ 100, piso alcançado no último leilão.

No começo de dezembro, a EPE divulgou o cadastramento do leilão A-5. O Ceará habilitou 51 projetos eólicos para o Leilão de Energia Nova A-5, que ocorrerá no próximo dia 20 de dezembro. Pela segunda vez consecutiva, o Estado ficou atrás do Rio Grande do Sul, que amplia ainda mais a sua força na briga pela atração de investimentos do tipo, e do Rio Grande do Norte.

No total, concorrerão 205 parques eólicos em seis estados no A-5. Os outros três são Bahia, que poderá ter 34; Pernambuco (6); e Piauí (3).

Nenhum comentário: