Google-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to SpanishGoogle-Translate-Portuguese to French

terça-feira, janeiro 23, 2007

Cursos de direito X avaliação da OAB


É triste mas tenho que registrar aqui que os cursos de direito do Brasil obtiveram recentemente o pior desempenho numa avaliação feita periodicamente pela OAB. Acredito que o problema é multifatorial, mas notadamente, uma das causas principais é a indiscriminada proliferação de cursos. Hoje existem no país 1.017 cursos de direito. Em 2004 eram 420. Um aumento de aproximadamente 150%. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público, este resultado se deve ao baixo nível de conhecimento e de preparo dos alunos. "Ficou muito fácil entrar em um curso. Não há seleção", diz. É de domínio público que o exame da OAB é muito rigoroso e que reprova uma parte significativa dos candidatos, mas a qualidade do ensino e o número excessivo de cursos tem um papel preponderante nesta situação. Não é surpresa que todas as universidades federais tenham sido recomendadas pela OAB. Disso isso hoje a uma pessoa muito especial que passou recentemente na Faculdade Metropolitana. Espero que faça jus a sua capacidade e passe também na UFMG. Daqui a 5 anos pretendo ir na sua colação de grau!
Clique aqui para ver os 87 cursos recomendados.
Para maiores informações sobre o tema desta postagem, veja um manifesto da OAB intitulado Por um ensino jurídico de qualidade.

Nenhum comentário: