Google-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to SpanishGoogle-Translate-Portuguese to French

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Rio Bravo: R$ 300 Milhões para Energia em 2012


Crédito: gettyimages

A Rio Bravo Investimentos está em sua segunda fase de captação de investimentos. O fundo, que já captou R$ 300 milhões em 2010, pretende reunir o mesmo valor até o final de março deste ano. Os recursos serão aportados em projetos de energia renovável, especialmente em parques eólicos.
O fundo tem hoje 570MW em usinas eólicas contratadas por certames realizados pelo governo, fora outros projetos hidrelétricos. Para o próximo leilão de energia nova A-3, “ainda não há parcerias firmadas”, mas, segundo Sérgio Guimarães de Melo Brandão, co-gestor do fundo de energia da Rio Bravo, “há conversas em andamento”.
De acordo com Brandão, a queda da tarifa eólica nos últimos leilões não preocupa os investidores. “Não é que o preço é baixo. É que os custos dos equipamentos estão melhores. Se você conseguir negociar o preço dos equipamentos bem, o valor do MWh fica adequado ao investimento”, ameniza.
Brandão explica a fórmula do sucesso nos certames. “Para ser bem sucedido no leilão precisa ter volume. Aos preços atuais, eólica não é um jogo para pequenos projetos. É preciso ter volume para poder negociar condições de pagamentos melhores com os fornecedores de equipamentos”.
O gestor continua com as explicações. “Tendo isso acertado antes, você sabe exatamente quanto vai custar seu projeto. Portanto, vai com segurança maior para o leilão, uma vez que tem consciência do preço mínimo que pode chegar”. Sem perder o ritmo, ele aconselha: “quem for com um projeto pequenininho vai ter dificuldade de negociar bons preços. Até porque, os preços só vão subir por aqui se chover menos”.
Questionado se o fundo tem a intenção de investir em outras fontes, como a fotovoltaica, Brandão responde que está satisfeito com os empreendimentos com os quais vem trabalhando. “Só vamos investir em alguma coisa no caso de um projeto excepcionalmente bom. Por hora, estamos satisfeitos”, afirma.
“Temos até outubro de 2013 para terminar a fase do busca por novos projetos. Estamos com tanta coisa em carteira que a gente não tem pressa”, conclui o executivo, que participou nesta terça-feira (14/2) do Congresso de Financiamento e Investimento para Projetos de Energia, realizado em São Paulo.
A Rio Bravo
A primeira emissão de cotas do fundo, iniciada em agosto e encerrada em setembro de 2010, levantou o montante de R$ 300 milhões, principalmente junto a fundos de pensão nacionais. O patrimônio do fundo tem como destino investimentos em companhias nacionais que atuem no setor elétrico.
A Rio Bravo Energia nasceu de um movimento associativo de fundos de pensão, a maioria de representantes de empresas do setor elétrico. Começou a tomar forma em 2008, a partir de uma iniciativa do diretor superintendente da Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar, Silvio Rangel, apoiada inicialmente por Luiz da Penha, da Fachesf (Chesf) - que tinha por objetivo a realização de um processo de seleção de um gestor nacional para constituição de um FIP focado no setor nacional de energia.
Além destes dois fundos de pensão, participaram para a criação da Rio Bravo a Eletroceee (CEEE), Brasiletros (Ampla), Previnorte (Eletronorte e outros) e Elos (Eletrosul), além da Banesprev (Santander).
Fonte: Jornal da Energia - 14 de Fevereiro de 2012

11 comentários:

Valéria Albuquerque disse...

Boa tarde!
Achei muito interessante o objetivo tratado em seu Blog.

E essa postagem em especial, me chamou muito a atenção para o assunto desse tipo de energia.

Parabéns!

Conheça também, o Blog de minha empresa de Consultoria Empresarial:

http://wwwrealconsultoriaeservicos.blogspot.com

Abraço e sucesso!

Anônimo disse...

Its my elementary time to post on this forum,just wannat make some friends here.if its not allowed to transmit on this food,gladden cross out this thread.Nice to fit you!

---------------------------------------------------------------
[url=http://www.sexybags.info/rssrock.html]My designer handabgs[/url]

Anônimo disse...

Ӏ've read so many comments on this matter that I couldn't
be much moгe baffled.

Here is my wеb-site: fast cash today

Anônimo disse...

Good post but I was wondering if you could write
a litte more on this topic? I'd be very thankful if you could elaborate a little bit further. Many thanks!

Review my blog - coconut oil For Hair

Anônimo disse...

What's up, I log on to your blog on a regular basis. Your humoristic style is awesome, keep it up!

Visit my web blog diaper rash home remedies

Anônimo disse...

It's very simple to find out any topic on net as compared to books, as I found this article at this website.

my web-site Psn Code Generator

Unknown disse...

online certification courses
Thankyou for this sublime post.it's exceptionally important blog a commitment of gratefulness is with the true objective for offering to us.

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre projetos energia solar. Muito obrigada!

Joyce Hillary disse...

Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperada e comecei a procurar fundos de qualquer maneira. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

luckys disse...

movies123

Anônimo disse...

Não posso agradecer o serviço do Sr. Benjamin o suficiente e dizer às pessoas o quanto sou grato por toda a assistência que você e sua equipe prestaram e estou ansioso para recomendar amigos e familiares caso eles precisem de conselhos financeiros ou assistência @ Taxa de 2% para Empréstimo Comercial. Via Contato : . 247officedept@gmail.com. WhatsApp...+ 19893943740. Continue com o grande trabalho.
Obrigado, Busarakham.